Dieta dos Pontos


Para as pessoas preocupadas com o peso, planejar uma alimentação saudável é altamente recomendado. A dieta dos pontos (criada pelo Dr Alfredo Halpern), em particular, é bem equilibrada, muito fácil e é um jeito conveniente para quem quer uma dieta para emagrecer, mas tem uma vida ocupada. Com a dieta dos pontos é possível perder peso de forma saudável sem ter de contar calorias ou teor de gordura.


Dieta dos Pontos


A dieta dos pontos dá a todos os alimentos e gorduras/calorias um valor (pontos). Esses pontos são encontrados na tabela da dieta dos pontos. Com base na tabela a pessoa pode calcular sua quantidade maxima de pontos diários. A pessoa é pesada semanalmente e depois aconselhada em quantos pontos ela deve consumir em cada dia na próxima semana.


Aos praticantes da dieta dos pontos é dada uma lista com vários alimentos e qual seu valor (pontos), assim como uma lista com alimentos gordurosos e muito calóricos que não estão na lista anterior; estes também têm um valor específico (pontos).


Assim a dieta dos pontos lhes permite rapidamente e facilmente apontar todos os alimentos ingeridos, numa base diária, e fazer uma nota do alimento e seu total de pontos consumido por dia.


Como os alimentos mais cotidianos já foram pré-apontados, os praticantes da dieta dos pontos podem concentrar-se na sua vida cotidiana sem se preocupar com a leitura de rótulos de alimentos, cálculos de gorduras e calorias.


A teoria é que, desde que você permaneça dentro do seu limite de pontos do dia ou da semana, você pode comer o que quiser. Portanto, amantes de junkfood ficarão muito felizes em saber que eles ainda poderão ir ao Mcdonalds ou comer um pacote de batatas fritas se a assim desejarem. Mas é necessário ficar atento ou você gastará todos seus pontos em apenas um dia. É necessário encarar os pontos da dieta como se fosse dinheiro: o praticante tem uma quantia X para gastar durante o dia todo, depois disso não pode mais comprar nada.


Pela sua própria natureza, a dieta dos pontos é muito nutritiva e equilibrada. Os praticantes são capazes de incluir carboidratos, proteínas e gorduras em seu plano alimentar.


Vantagens da Dieta dos Pontos


– A dieta é nutricionalmente equilibrado e não exclui grandes grupos alimentares;
– A dieta é adequada para vegetarianos;
– Este dieta facilmente se encaixa em uma vida agitada;
– Não é complicado comer fora usando essa dieta


Descobrindo Seu Limite de Pontos


Para saber quantos pontos no máximo você pode comer para perder peso usando a dieta dos pontos será necessário algumas contas. O que? Não gosta de calcular? Bom não se preocupe, é muito fácil, rápido e foram divididos em cinco passos simples:


Use a tabela abaixo como referência, faça o cálculo e anote o resultado, você vai precisar dele para o próximo passo.


tabela de para descobrir a taxa metabólica

idademulhereshomens0 a 3 anos61,0 x P – 5160,9 x P – 543 a 10 anos22,5 x P + 49922,7 x P + 49510 a 18 anos12,2 x P + 74617,5 x P + 65118 a 30 anos14,7 x P + 49615,3 x P + 67930 a 60 anos8,7 x P + 82911,6 x P + 879+ de 60 anos10,5 x P + 59613,5 x P + 487

Meu TMB é igual á …. onde “P” é igual ao seu peso.


2.


Qual Sua Necessidade Diária de Energia

NivelNível de Atividade FísicaFator AtividadeBem LeveAtividadades sentado ou em pé, dirigir, jogar cartas, trabalhar no computador, etc1,2LeveCaminhar , jogar boliche, alongamento, brincar na piscina etc1,4ModeradoCorrer de leve, dança aeróbica, natação leve, andar de bicicleta, transportar uma carga, etc1,6ExtenuanteJogar tênis, basquete, futebol, correr, cavar, cortar lenha, carregar uma carga morro a cima, pista de obstáculos, etc1,9ExcepcionalCorrer maratonas, competições de natação, ciclismo, carregar cargas pesadas, etc2,3

A sua necessidade diária de energia será:


TMB x Fator de Atividade = Necessidade Diária de Energia em calorias


Exemplo: Uma mulher entre 18 e 30 anos com 1,60 de altura, pesa 65 kg e tem uma atividade física leve.


TMB: 14,7 x 65 kg + 496= 1451,5 calorias
Necessidade Diária de Energia: 1451,5 x 1.4 = 2032,1 calorias


Cada ponto equivale a 3,6 calorias, então faça o seguinte:


Divida sua Necessidade Diária de Energia por 3,6


Exemplo (continuação)


2032,1 / 3,6 = 564,47 calorias arredondando ficamos com 564 calorias.


Seu IMC é calculado da seguinte forma:


IMC = peso / (altura)² ou seja IMC = peso (kg) / altura (metros) x altura (metros)


Seguindo nosso exemplo anterior:


IMC = 65 (kg) / 1,60 (m) x 1,60 (m)
IMC = 25,39


——— OUTRA COISA ——–


Parece que tem algumas pessoas que tiveram o IMC menor que 25. Bom, se vocês revisaram o cálculo e mesmo assim o IMC encontrado foi menor que 25 então as chances (99.999999%) são que você NÂO esteja acima do peso. Se ainda assim você deseja fazer a dieta dos pontos então a melhor coisa a fazer mesmo é usar o IMC base de 25.


Última parte. Consulte a tabela abaixo e subtraia esse valor de sua Necessidade Diária de Energia.


Consulte a tabela abaixo e subtraia esse valor de sua Necessidade Diária de Energia.

IMCMulher (pontos)Homem (pontos)Entre 25 e 29,9175200Entre 30 e 34,9200225Entre 35 e 39,9250275Maior que 40300325

Alguns usuárias estão tendo algumas dúvidas ao concluir este último passo, vamos a elas então:


– O limite de pontos que encontrei é o que devo consumir por SEMANA ou por DIA?


Resposta: O limite de pontos que você encontrou será seu limite de pontos do DIA. Isto é, no dia seguinte os pontos estarão zeados. Vou dar um exemplo:


Camila fez todos cálculos e descobriu que seu limite de pontos é 361. Ela poderá consumir no máximo 361 pontos por dia se quiser emagrecer. No dia seguinte, Camila poderá consumir novamente os 361 pontos e assim por diante. Depois de algumas semanas Camila deverá fazer os cálculos novamente para descobrir seu novo limite de pontos.


Notação usada nos cálculos:


/ = signifca divisão
x = significa multiplicação
² = significa elevado ao quadrado


Tabela da Dieta dos Pontos


Abaixo, para download, tem a tabela da dieta dos pontos em dois formatos diferentes. A tabela tem todos os alimentos e seus respectivos pontos. Use essa tabela para saber quantos pontos você está ingerindo por dia.


Tá, mas e agora?


Agora é simples, é só anotar tudo em um caderninho, mas tudo mesmo ein! Aqui vão mais algumas dicas para emagrecer usando a dieta dos pontos::



  • Anote tudo que comer durante o dia nos mínimos detalhes: tamanho da porção, quantidade, tipo de alimento, etc;

  • Some os pontos pelo menos duas vezes por dia. Se preferir, some e anote na mesma hora em que come, a escolha é sua. Algumas pessoas deixam para somar tudo ao fim no fim do dia, estas terão uma surpresa nada agradável;

  • Vou passar a vida toda anotando? Não, não vai. Com o tempo você memorizará os valores, ganhará disciplina e tudo se tornará automático;

  • Depois de perder alguns quilos (5 no mínimo) você precisara calcular a dieta dos pontos para descobrir seu novo limite de pontos;

  • Consegui atingir meu peso idea usando a dieta dos pontos !!!!. Parabéns, comemore, você merece, porém não é hora de relaxar. Mantenha a disciplina e não deixe um quilo virar dois, três e quando você perceber todo esforço terá sido em vão.

Dieta dos Pontos – Dicas extras:



  • Não faça jejum para compensar o estouro dos pontos;

  • Não pule refeições com o objetivo de economizar pontos;

  • Se extrapolar os pontos do dia anterior, dê preferência a alimentos ricos em água e fibras. Frutas são uma boa alternativa;

  • Só porque você ultrapassou seu limite de pontos do dia não significa que vá engordar;

  • Se ultrapassar os pontos do dia, não tente compensar tudo de imediato, divida essa diferença nos dias posteriores;

  • Nunca coma menos de 230 pontos;

  • Se você está estourando continuamente os pontos, não se desespere, aprenda com seus erros, veja quando isso geralmente acontece e tente planejar com antecedência. No início pode ser um pouco complicado de acertar a dieta dos pontos.


Fonte: http://dietafacil.awardspace.com