“Melhor ser privado de alimento por três dias, do que para um chá.” (Ancient Chinese Proverb) (Antigo Provérbio Chinês).


Primeiro vamos saber mais sobre o chá verde sua história e todo seu potêncial nas dietas! Os chineses souberam sobre os benefícios medicinais do chá verde desde os tempos antigos, usando-a para tratar tudo, de dores decabeça até para a depressão.


O segredo natural para uma vida mais saudável, afirma Nadine Taylor que o chá verde tem sido usadao na medicina na China há pelo menos 4.000 anos.


Uma investigação científica na Ásia e no oeste está fornecendo evidências para os benefícios de saúde associados a beber muito chá verde. Por exemplo, em 1994, o Journal of National Cancer Institute publicou os resultados de um estudo epidemiológico que indica que beber chá verde reduz o risco de câncer de esôfago em homens e mulheres chineses por quase sessenta por cento.


Pesquisadores da Universidade de Purdue concluiram recentemente que um composto no chá verde inibe o crescimento de células cancerosas. Também há pesquisas que indicam que beber chá verde reduz os níveis de colesterol total, bem como a melhoria do rácio de bom (HDL) colesterol ruim (LDL). Em suma, aqui são apenas algumas condições médicas em que beber chá verde tem a fama de ser útil:



  • câncer

  • artrite reumatóide

  • níveis elevados de colesterol

  • doença cariovascular

  • infecção

  • imunidade baixa

O que faz o chá verde é tão especial?


O segredo do chá verde está no fato de que é rico em polifenóis catequinas, particularmente galato (EGCG).EGCG é um poderoso anti-oxidante: além de inibir o crescimento das células cancerosas, que mata células cancerosas sem danificar tecidos saudáveis.Também tem sido eficaz na redução dos níveis de colesterol LDL, e inibindo a formação de coágulos sanguíneos anormais.Este último assume uma importância acrescida quando se considera que a trombose (a formação de coágulos sanguíneos anormais) é a principal causa de ataques cardíacos e derrames.


Durante anos, os pesquisadores ficaram intrigados com o fato de que, apesar de consumir uma dieta rica em gorduras, os franceses têm uma menor incidência de doença cardíaca do que os americanos.A resposta foi encontrada a deitar no vinho tinto, que contém resveratrol, um polifenol que limita os efeitos negativos do tabagismo e uma dieta gordurosa.


Em um estudo de 1997, pesquisadores da Universidade do Kansas determinaram que a EGCG é duas vezes mais poderoso que o resveratrol, o que pode explicar porque a taxa de doenças cardíacas entre os homens japoneses é muito baixa, apesar de cerca de setenta e cinco por cento são fumadores.


Porque não outros chás chineses têm similar saúde-dando propriedades?


Verde, oolong e chá preto vêm de todas as folhas da planta Camellia sinensis.O que define o chá verde é distante da forma como é processado. Folhas de chá verde são cozinhadas, que impede que o EGCG compostos de ser oxidada.Em contrapartida, as folhas de chá preto e oolong são feitos de folhas fermentadas, o que resulta na EGCG ser convertida em outros compostos que não são tão eficazes na prevenção e no combate de várias doenças.


Outros benefícios do Chá Verde


Surgem novas provas de que o chá verde pode até mesmo ajudar nas dietas.Em novembro de 1999, o American Journal of Clinical Nutrition publicou os resultados de um estudo da Universidade de Genebra, na Suíça.Os pesquisadores descobriram que os homens que receberam a combinação de cafeína e chá verde extrato queimaram mais calorias do que aqueles que receberam apenas cafeína ou um placebo.


O chá verde pode ajudar a prevenir a cárie dentária!Assim como suas habilidades de destruir bactérias podem ajudar a evitar intoxicações alimentares, mas também pode matar a bactéria que causa a placa dental.Enquanto isso, os preparativos da pele contendo chá verde – de desodorantes para cremes – estão começando a aparecer no mercado.


Os efeitos prejudiciais do chá verde?


Até à data, o único efeito colateral negativo relatado de beber chá verde é insônia devido ao fato de que ele contém cafeína.No entanto, o chá verde contém menos cafeína que o café: há cerca de trinta a sessenta mg.em oito gramas de café.


Quanto Chá Verde que você deve beber?


Há tantas respostas para essa pergunta, pois há pesquisadores que investigavam as propriedades naturais do chá verde.


Por exemplo, Ervas para a revista cita um relatório da Saúde japonês afirmando que os homens que bebeu dez copos de chá verde por dia ficou livre do câncer há três anos a mais do que os homens que beberam menos de três xícaras por dia (há cerca de 240-320 mg de polifenóis em três xícaras de chá verde).


Entretanto, um estudo realizado pela Western Reserve University, Cleveland, concluiu que beber quatro ou mais xícaras de chá verde por dia pode ajudar a prevenir a artrite reumatóide ou reduzir os sintomas em indivíduos que já sofrem da doença. E os cientistas japoneses, no Saitama Cancer Research Institute descobriu que há Foram recorrencias menos de câncer de mama, e que a doença se menos rapidamente, em mulheres com uma história de beber cinco ou mais xícaras de chá verde por dia.


Ele fica mais confuso. A Universidade da Califórnia estudo sobre as qualidades de prevenção do câncer de chá verde, concluiu-se que você provavelmente poderia alcançar o nível desejado de polifenóis por beber apenas dois copos por dia. Por outro lado, uma empresa que vende uma cápsula de chá verde insiste que a fórmula de dez xícaras por dia são necessários para colher os benefícios máximos.


Como você pode fazer o sentido destas reivindicações conflitantes? Dadas todas as provas, é provável que seja seguro para planejar a beber quatro a cinco xícaras de chá verde por dia. Se você é um devoto real, por todos os meios beber mais, mas mesmo que você não vai tirar mais benefícios de saúde continua a ser determinada por novas pesquisas.


A maneira perfeita de preparar o chá verde


Produzir a perfeita xícara de chá verde é um processo complicado. Se não for tratada adequadamente, os polifenóis mesmos que fornecem benefícios de saúde pode arruinar o sabor, tornando o sabor do chá “gasoso”. É particularmente importante não overbrew. Enquanto o melhor é seguir as instruções do fabricante para cada variedade de chá verde, aqui estão algumas instruções gerais:



  • Use um saco de chá, ou 2 – 4 gramas de chá, * por copo.

  • Encha uma chaleira com água fria e leve para ferver.

  • Depois de desligar a chaleira, deixe-a repousar durante 3 minutos.

  • Despeje a água aquecida sobre o saco de chá ou chá, e deixe-a íngreme para até 3 minutos. Se estiver usando um saco de chá, retire o saco. E deixe o chá tampado por mais 3 minutos.

  • Deixe que o chá esfrie por mais três minutos.